ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


Fique atento √† sa√ļde bucal: periodontite pode causar problemas cardiovasculares

12/07/2018 | Visualizações: 645
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



A maioria das pessoas aprende desde pequenas que a escova√ß√£o dos dentes √© um fator crucial para uma apropriada sa√ļde bucal. Mas, devem saber tamb√©m, que uma boa escova√ß√£o e a aus√™ncia de inflama√ß√Ķes na boca podem evitar doen√ßas cardiovasculares, que afetam tanto o cora√ß√£o, como seus vasos sangu√≠neos. Pesquisas recentes indicam que a periodontite pode estar associada ao desenvolvimento de doen√ßa cardiovascular. Segundo a cirurgi√£ dentista Alessandra Cohen, especialista em Periodontia, uma explica√ß√£o para essa associa√ß√£o √© que as prote√≠nas inflamat√≥rias e as bact√©rias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sangu√≠nea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular. ‚ÄúExiste a rela√ß√£o entre as bact√©rias que causam a periodontite e o espessamento entre as paredes sangu√≠neas comumente observado em doen√ßas card√≠acas‚ÄĚ diz .
Abaixo, a especialista esclarece mais sobre o assunto:

O que é periodontite?
Alessandra Cohen - Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A periodontite é uma doença comum, porém perfeitamente possível de ser prevenida.

O que causa esta inflamação?
Alessandra Cohen - A periodontite ocorre quando a gengivite, que √© a inflama√ß√£o e infec√ß√£o das gengivas, n√£o √© tratada ou quando o seu tratamento √© adiado. Os quadros infecciosos e inflamat√≥rios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que d√£o suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. A periodontite √© a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema n√£o √© comum na inf√Ęncia, mas aumenta durante a adolesc√™ncia.

Quais s√£o os sintomas?
Alessandra Cohen - Os primeiros sintomas da periodontite lembram os da gengivite, como por exemplo: O mau hálito, gengiva com cor muito vermelha ou arroxeado, Gengiva com um aspecto brilhante, gengivas que sangram com muita facilidade (principalmente durante a escovação), dentes soltos, gengivas inchadas e gengivas muito sensíveis ao toque, sem que doa ou incomode de uma outra forma.

Quais os tipos de tratamento da periodontite?
Alessandra Cohen - Os principais objetivos do tratamento da periodontite s√£o reduzir a inflama√ß√£o e tratar as causas subjacentes. Superf√≠cies √°speras dos dentes ou aparelhos odontol√≥gicos devem ser reparados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorr√™ncia da doen√ßa. √Č importante tamb√©m fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente. A higiene oral rotineira, meticulosa e caseira √© necess√°ria ap√≥s a limpeza dent√°ria profissional para impedir mais destrui√ß√£o. O dentista demonstrar√° melhores t√©cnicas de escova√ß√£o e ensinar√° o uso correto do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite fa√ßam limpeza dent√°ria profissional mais de duas vezes por ano.

A dentista afirma tamb√©m que v√°rios aspectos do estado de sa√ļde de um paciente devem ser considerados no momento da avalia√ß√£o da situa√ß√£o do seu periodonto e da elabora√ß√£o de planos para um tratamento abrangente.
‚ÄúNo caso de portadores de doen√ßa cardiovascular e pessoas com risco de desenvolver essa doen√ßa, os fatores cr√≠ticos a serem considerados s√£o a gravidade e dura√ß√£o da doen√ßa, a presen√ßa de outras enfermidades ‚Äď como o diabetes ‚Äď que afetam a doen√ßa cardiovascular e de fatores de risco em rela√ß√£o √†s doen√ßas periodontais. Seu dentista pode comunicar-se com seu m√©dico para determinar o n√≠vel de cuidados, o tratamento e seu bem-estar geral‚ÄĚ finaliza Alessandra.

Dra. Alessandra Cohen ‚Äď Odontologia Personalizada


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais