AMIGO DA VISÃO - Os Três “Os”

02/07/2018

Vocês sabem quem são responsáveis no mundo pela saúde ocular dos olhos ou os três “Os”?
Abaixo o post que é uma transcrição de um vídeo do Dr. Sanjay Sharma do Canada. Isso também já começou a acontecer aqui no Brasil: 
https://en.wikipedia.org/wiki/Sanjay_Sharma_(ophthalmologist) . 

Primeiro “O” dos olhos - É  o ótico e sua função principal é fazer seus óculos, você chega a sua Óptica com sua prescrição de óculos e eles irão te mostrar armações e lentes te ajudando a escolher a melhor escolha dos seus óculos e eventualmente lentes de contato.  Os óticos não fazem diagnósticos ou tratamentos dos olhos.

Segundo “O” dos olhos - É o optometrista que deve ser o primeiro passo se você esta com visão borrada ou esta achando que há algo de errado com os seus olhos. O optometrista está no mundo todo na frente da saúde ocular no sistema de saúde mundial (menos no Brasil), ele avalia a saúde geral dos seus olhos podendo te prescrever correção Óptica para a sua visão e são treinados para detectarem problemas oculares como cataratas ou descolamento de retina que precisam de atendimento de emergência e também encaminham para uma avaliação avançada de um oftalmologista. Um optometrista no Brasil de nível superior é graduado por uma universidade e em nível de bacharel tem o curso de duração de cinco anos.

Terceiro ‘“O” - é o oftalmologista, no exterior as pessoas vão ao oftalmologista encaminhado pelo médico da família ou pelo optometrista para ter uma avaliação de um problema ocular mais complicado ou avançado ou tratamento médico cirúrgico de uma doença ocular. Para se tornar oftalmologista, tem de se formar médico e depois fazer especialização no Brasil por três anos e cinco anos no Canada, por exemplo, na residência médica. 

Este é o vídeo do oftalmologista explicando os três “Os” ,   https://youtu.be/reKtOv-4Edg 

Esta coluna é dedicada a melhorar a condição visual das pessoas.

Sergio Machado é Bacharel em Optometria
http://amigodavisaooficial@gmail.com